sexta-feira, 23 de julho de 2021

NO SEIXAL | «O Lugre» | PELO TEATRO DA TERRA

 


Saiba Mais


Sinopse

«O Teatro da Terra apresenta ao público «O Lugre», peça escrita em 1959 por Bernardo Santareno, com uma minuciosa encenação de Maria João Luís, obra que contraria a visão pacífica e oficial das condições de trabalho e da pesca do bacalhau, divulgada pela ditadura.

A pesca do bacalhau, praticada com regularidade a partir do século XV no Atlântico Noroeste até aos nossos dias, legou-nos uma herança cultural que inclui, não só um conjunto de artefactos materiais que testemunham as longas viagens e duras jornadas de trabalho, como também um património diverso de registos cinematográficos e obras literárias. Uma aventura humana tão épica como dramática, ainda possível de conhecer diretamente da boca daqueles que a viveram.

Embarcado no navio-hospital Gil Eanes, e também nos arrastões Senhora do Mar e David Melgueiro, Bernardo Santareno (pseudónimo de António Martinho do Rosário) trabalhou como médico na frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova. Dessa experiência e dos testemunhos e histórias dos marinheiros que desse modo conheceu resultou este drama, conhecedor da vida árdua dos pescadores portugueses dos mares do Norte, mas também dos conflitos próprios à vida dos embarcadiços e dos modos diversos como cada um à sua maneira e todos em conjunto encaravam os perigos. 

Nesta história, o homem é obrigado a confrontar a natureza e, ao fazê-lo, vê-se perante si mesmo e em oposição a outros homens. Um regresso do Teatro da Terra à obra de Bernardo Santareno, num trabalho que mais uma vez evidencia o poder das palavras do dramaturgo, com um texto que dá a conhecer a vida dura de quem a arrisca quotidianamente e as diferentes reações humanas perante as adversidades».


Sem comentários:

Enviar um comentário